Project Description

Psicologia Clínica

NOS CONHEÇA

NOS CONHEÇA

O mundo da Psicologia Clínica

A dor crônica não é apenas uma doença que nos afeta fisicamente, mas também afeta os nossos pensamentos, relacionamentos e emoções. O fato de ter uma dor contínua e diária traz um impacto muito negativo na qualidade de vida dessas pessoas; afeta o padrão do sono, hábitos alimentares, relações afetivas, capacidade de trabalho, funcionalidade, e outros aspectos da sua vida.

A relação entre transtornos psiquiátricos, como a ansiedade e depressão, e dor crônica, faz com que seja necessário um cuidado integral e interdisciplinar, com o objetivo de proporcionar o maior controle possível dos sintomas.

Por isso, na Care Clinic, contamos com uma equipe multiprofissional que inclui duas psicólogas. Ambiente fundamental para que a assistência seja completa.

Avaliar o paciente que sofre de dor crônica implica em desenvolver uma escuta ativa. Isso porque a dor tem sempre como base as informações fornecidas pelo próprio paciente. A história da dor está inserida em uma história de vida, no percurso do adoecimento, nas relações estabelecidas com trabalho, em fatores culturais, sociais e fisiológicos.

Nosso atendimento psicológico visa minimizar o sofrimento percebido e provocado pela dor. Quando, apesar dos tratamentos, a pessoa não responde positivamente ao tratamento e não há alívio dos sintomas, ela geralmente apresenta discurso de raiva e revolta pela persistência da dor. Dessa forma, o psicólogo oferece uma escuta cuidadosa e orienta quanto à repercussão do processo no meio familiar, conjugal, social, sexual e laboral.

Avaliamos o comprometimento funcional desproporcional com o resultado clínico de pacientes com intensos estresses psicológicos ou que fazem uso exagerado dos serviços de saúde, de fármacos ou álcool. Além disso, é realizado o acompanhamento clínico com base na terapia cognitivo-comportamental.

O atendimento psicológico, no referencial cognitivo-comportamental para o paciente com dor, tem como objetivo educar o paciente sobre a fisiopatologia da dor, estimulando a prática de exercícios físicos, a autoconfiança, o estabelecimento de metas, das atividades de lazer, técnicas de relaxamento. Ensinamos o indivíduo a fazer uma reestruturação cognitiva para que possa favorecer a modificação de comportamentos mais dolorosos e de uma postura mais ativa diante do tratamento.

Além da TCC, há o trabalho da Psicologia Analítica com o uso de mandalas, que irá proporcionar uma percepção da dor e do sofrimento, além de estabelecer um contato com o paciente através da escuta de seu mundo interno, propiciando um entendimento mais abrangente da dor, podendo assim, construir ferramentas adequadas para lidar com essa dor.

Além do alívio e dos efeitos práticos no dia a dia, trabalhando a aceitação e o empoderamento, a psicoterapia pode reforçar e aumentar o sentimento de controle sobre a própria vida. O cérebro redescobre outra maneira de vivenciar a dor, sem focar no sofrimento.

Nossos psicólogos dividem os saberes técnicos com os demais profissionais e isso é o que provoca comunicação e resultados efetivos. A autonomia de cada membro da equipe é um grande diferencial do Care para o sucesso das terapêuticas propostas.

Se você sente algum tipo de dor persistente, procure seu médico que, posteriormente, o indicará para o Centro Avançado de Reabilitação, Educação e Tratamento da Dor – Care Clinic.

Você merece todo esse cuidado !!!

Venha tomar um café conosco e conheça esse tratamento chamado Psicologia Clínica

CONHEÇA