A dor de cabeça é um sintoma muito comum na população mundial. Atualmente estão catalogados mais de 200 subtipos de dor de cabeça. Segundo estudos, mais de 97% das pessoas já tiveram pelo menos um episódio de dor de cabeça na vida.
Entretanto, na grande maioria das pessoas, esse quadro de dor é passageiro e está relacionada a alguma situação, condição ou episódio que está comprometendo a saúde do corpo, como por exemplo, uma noite mal dormida, uma preocupação excessiva, um alimento indigesto, muito tempo sem beber água ou se alimentar. Nesses casos, assim que a condição é resolvida (beber mais água, por exemplo), a dor irá cessar sem a necessidade de nenhuma medida adicional.
Porém, em alguns casos, a dor de cabeça pode ser persistente por dias, ou aparecer várias vezes em um mês. Nesses casos, trata-se de uma condição que chamamos de cefaleia crônica. As cefaleias crônicas mais comuns são a cefaleia tensional, a enxaqueca e a cefaleia cervicogênica.
Cada uma apresenta características diferentes em relação às causas e sintomas:
A cefaleia tensional geralmente é causada por um aumento da tensão muscular em volta do pescoço e da cabeça, originando uma dor constante em aperto de intensidade fraca a moderada.
A dor na enxaqueca possui característica latejante, com predomínio de um lado da cabeça e intensidade moderada a forte. A luz e som podem piorar a dor, e podem ocorrer fenômenos como náuseas e vômitos.
A cefaleia cervicogênica, tem origem nas articulações da coluna cervical e geralmente apresenta dor no pescoço associada à dor de cabeça. Tem intensidade moderada e pode ser alterada com postura e movimento.
O tratamento para a dor de cabeça evoluiu muito nos últimos anos e atualmente têm se obtido ótimos resultados como a diminuição da intensidade e frequência da dor, redução do impacto da cefaleia nas atividades funcionais e melhora na qualidade de vida. Mas para que haja sucesso no tratamento, o paciente deverá procurar um especialista na área, que irá realizar uma avaliação minuciosa a fim de identificar o tipo de cefaleia e escolher os melhores tratamentos baseados em evidências científicas.
Diversos profissionais estão envolvidos no tratamento da dor de cabeça, incluindo médicos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas corporais, nutricionistas, odontólogos, professores de educação física.
Alguns dos tratamentos validados por pesquisas científicas incluem a fisioterapia, terapia manual, biofeedback, meditação, acupuntura, medicamentos, toxina botulínica, dentre outros.
Procure sempre um profissional especializado no tratamento das dores de cabeça para que você tenha um melhor resultado.

Dr. Diogo Suriani RibeiroGraduado em Fisioterapia pela Universidade Católica de Goiás (2004). Mestre em Ciências da
Reabilitação (UnB). Pós-graduação Latu Sensu em Fisioterapia Neurofuncional pela Universidade
Castelo Branco/RJ e Título de Especialista em Fisioterapia Neurofuncional pela Associação
Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN). Atuando em Reabilitação Neurológica e
Ortopédica no serviço de Hidroterapia.

CARE CLINIC – Centro Avançado de Reabilitação, Educação e Tratamento da Dor

Fale com a gente👍
📲 (62)3600-0323 | (62)99601-7010
📍 Ed. Órion Business & Health Complex